Notícias

23/08/2017 11:35:35 -
PASTAGEM
VII Encontro Internacional de Pastoreio Voisin é aberto em Maceió

Com a presença de quase 500 participantes teve início nesta quarta-feira, 23, a sétima edição do Encontro Internacional Pastoreio Voisin. Promovido pela Faeal e o Senar-AL, em parceria com o apoio do Governo do Estado e o Sebrae/AL, o evento é realizado no Centro e Cultural e de Exposição de Maceió. 
“Agradeço a todos que me ajudaram a construir este grande evento feito em homenagem aos bravos produtores rurais do meu Estado. Agradeço ao CNA, Senar e o Sebrae pela parceria para este evento fosse realizado. Foi o sucesso do nosso programa Alagoas Mais Pasto que credenciou Alagoas para receber este encontro internacional. Que todos possam sair deste encontro com um aprendizado ainda maior”, declarou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas, Álvaro Almeida.
A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Mário Borba, que destacou a importância da valorização do segmento agropecuário para o fortalecimento da economia nacional. 
“É uma satisfação participar de um evento deste porte. Nos últimos 15 anos a agropecuária mantém o PIB do país e o equilíbrio da balança comercial. O Brasil é considerado a fazenda do mundo e exporta 30% da produção”, ressaltou Borba, afirmando que o Nordeste vem sediando eventos importantes para o setor a exemplo também do Agropec.
Direcionado aos produtores rurais e empresários do setor agropecuário, o seminário tem como tema a “Rotação de pastagem melhorando o planeta”. 
O primeiro dia do encontro contou com a presença dos presidentes das federações de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Sergipe e do Ceará, além de demais representantes da CNA e do Sebrae, prefeitos alagoanos e dirigentes de entidades e instituições ligadas ao segmento agropecuário alagoano e nacional.
Até amanhã, quinta-feira, 24, o encontro, que já foi realizado na Argentina, Paraguai e Uruguai, além de uma edição anterior ocorrida no Brasil, contará com a realização de 13 palestras técnicas. Já na sexta-feira, dia 25, está previsto um dia de campo no município de Olho d’Água das Flores, na fazenda Ybyporanga, onde técnicas do programa Alagoas Mais Pasto, capacitação pioneira desenvolvida pelo Senar-AL, foram aplicadas em algumas propriedades rurais do sertão, aumentando a produção no campo.
“Vamos mostrar neste encontro o sucesso do programa Alagoas Mais Pasto que utiliza técnicas do pastoreio Voisin. São quatro anos que capacitamos criadores alagoanos sobre novas formas de manejo das pastagens proporcionando o aumento da produtividade sem elevar custos”, afirmou o superintendente do Senar-AL, Fernando Dória. 
Para Álvaro Vasconcelos, secretário de Agricultura de Alagoas e que representou o governador Renan Filho no encontro, dentro da política de diversificação de cultura que vem sendo implantada pelo governo, esse encontro internacional é de grande importância para os produtores e para o setor agrícola, já que o pastoreio voisin é uma tecnologia que vai melhorar o desempenho da pecuária em Alagoas.
“Essa técnica que está sendo abordada no encontro é uma das opções para os produtores, porque, com uma menor área de pasto se obtém uma produtividade maior para o gado de corte e de leite”, explicou o gestor.
Na abertura do encontro foi prestada uma homenagem ao industrial Carlos Lyra Neto, com um minuto de silêncio. O empresário, que era considerada uma referência para o setor agropecuário alagoano e nacional, faleceu domingo passado, aos 92 anos, de causas naturais, em Maceió.