Notícias

23/10/2017 18:37:38 -
PRAZO
Alagoas tem apenas 49,5% dos imóveis rurais inscritos no CAR

Com pouco mais de dois meses para o fim do prazo para que os produtores rurais façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Alagoas conta um dos menores índices de cobertura do país, chegando a apenas 49,55%.
O último boletim divulgado pelo Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, com posição acumulada até 30 de setembro passado, aponta que Alagoas é o último Estado da região Nordeste em número de imóveis cadastrados no sistema. 
Até o mês passado, haviam sido cadastrado pouco mais de 1 milhão de hectares em Alagoas de um total de 2,1 milhões. Com isso, o número de imóveis que constam no sistema e que atenderam ao chamado do Ministério do Meio Ambiente chega apenas a 57.227 unidades.
Região
Em todo o Brasil, a região Nordeste é a que apresenta o menor percentual de imóveis cadastrados com apenas 78,71% das áreas inscritas. Do mais de 76,1 milhões de hectares cadastráveis, apenas 59,9 milhões foram inseridos no sistema.
Em seguida, vem o Centro-Oeste com 94,62% e o Sul com 96,36%. Nas demais regiões Norte e Sudeste, o percentual geral de cobertura foi superior a 100%.
Já em termos nacionais, Alagoas fica na segunda posição no ranking dos Estados com menor índice de cobertura do CAR. A primeira posição é do Estado do Espírito Santo, onde a cobertura do território cadastrado é de 41,62%. 
Em todo o país, até o dia 30 de setembro, foram cadastrados mais de 4,4 milhões de imóveis rurais, totalizando uma área de 416.491.664 hectares inseridos na base de dados do sistema.
O CAR
Criado pela Lei nº 12.651/2012, CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas. A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel.