Notícias

19/12/2017 13:12:39 -
ALERTA
Prazo do CAR acaba em dez dias

Com apenas dez dias para o fim do prazo para que o produtor rural faça a Cadastro Ambiental Rural (CAR) apenas 51,58% das imóveis rurais de Alagoas foram inseridos no sistema. Foram cadastradas pouco mais de 59 mil propriedades rurais.
O Estado está entre as unidades da federação com o menor número de inscrições no CAR, que teve início em 2012 e que foi prorrogado pelo governo federal, por meio do Ministério de Meio Ambiente, até o dia 31 de dezembro deste ano.
“O CAR não será prorrogado. Infelizmente, Alagoas tem alcançado um dos menores índices de cobertura do Brasil no que diz respeito a inscrição no cadastro”, lamentou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida.
De uma área passível de cadastro estimada com base no Censo Agropecuário 2006 (IBGE), correspondente a 2,1 milhões de hectares, apenas 1 milhão haviam sido inscritos no sistema do governo federal até o dia 30 de novembro.
Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.