Notícias

02/01/2018 17:13:11 -
NOVO PRAZO
Temer prorroga prazo de inscrição no CAR

No apagar das luzes de 2017, foi prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2018 o prazo para que proprietários rurais se inscrevam no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O decreto foi assinado sexta-feira passada, dia 29 de dezembro, pelo presidente Michel Temer. 
De acordo com o último boletim divulgado pelo Serviço Florestal Brasileiro do Ministério de Meio Ambiente, até novembro passado, haviam sido inseridos no sistema apenas 51,58% das imóveis rurais de Alagoas, ou seja, pouco mais de 59 mil propriedades rurais.
De uma área passível de cadastro - estimada com base no Censo Agropecuário 2006 (IBGE) e que correspondente a 2,1 milhões de hectares - apenas um milhão haviam sido inscritos no sistema do governo federal até novembro.
O Estado está entre as unidades da federação com o menor número de inscrições no CAR. O cadastro, que teve início em 2012, deveria ter sido encerrado em 31 de dezembro passado.
A inscrição no cadastro eletrônico é obrigatória para todos os imóveis rurais do país. A regularização ambiental das propriedades pode garantir acesso a benefícios e compensações para imóveis que possuem excedentes de vegetação nativa ou cotas de reserva ambiental.
A base eletrônica de dados foi criada a partir do novo Código Florestal e contém informações das propriedades e posses rurais, além dos limites das posses com áreas de vegetação nativa e reservadas para preservação.