Notícias

06/03/2018 17:12:04 -
PRAZO
CAR: AL se mantém na lanterna na região Nordeste

Apesar dos esforços e do apelo das entidades que representam o setor agropecuário, dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente apontam que Alagoas é o Estado nordestino com menor número de inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR). 
O prazo final para a inserção dos dados no sistema foi prorrogado pelo governo federal em dezembro do ano passado. Com isso, o produtor tem até o dia 31 de maio para fazer o cadastro.
De acordo com o levantamento oficial – com posição acumulada até o dia 16 de fevereiro –, foram cadastrados 1,2 milhão de hectares de um total de 2,1 milhões existentes em Alagoas, o que corresponde a 58,4% de toda a área passível de cadastramento. Foram inscritos no sistema mais de 140 mil propriedades rurais no Estado.
Vale destacar que, com exceção do Maranhão e do Piauí, nenhum Estado da região Nordeste chegou ainda aos 100% de cobertura do CAR. O cenário atual é o seguinte: Ceará 63,4%; Bahia 66%; Paraíba 72,8%; Sergipe 81,5%; Rio Grande do Norte 86,3% e Pernambuco com 92,6%.
Nacional
Já em comparação aos demais Estados brasileiros, Alagoas ocupa uma das últimas posições no ranking de cadastro, ficando um pouco a frente do Espírito Santo, onde foram inseridos no sistema 57,9% das áreas cadastráveis. O que corresponde a 2,4 milhões de hectares de um universo de 4,2 milhões.
Em termos regionais, segundo o levantamento do Ministério do Meio Ambiente, o Nordeste está na última posição com 89,2% da região cadastrada, sendo seguida pelo Centro-Oeste com 97,3%. Enquanto isso, Sudeste, Norte e o Sul do Brasil já contam com cobertura de 100% de inscrições no CAR.