Notícias

04/06/2018 17:46:57 -
NOVO PRAZO
Álvaro Almeida orienta produtores rurais a não perder novo prazo do CAR

Após ser prorrogada pela quarta vez pela Presidência da República, a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) poderá ser efetuada pelos produtores rurais de todo o País até o dia 31 de dezembro deste ano.  
“Provavelmente, será a última chance que o produtor rural vai ter para fazer o cadastro. Aconselhamos que não deixe para o fim do prazo. Afinal, O CAR não deverá mais ser prorrogado”, declarou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida.
Faltando poucos dias para o fim do prazo, que se encerraria no dia 31 de maio, Alagoas estava entre os Estados brasileiros com o menor índice de adesão de propriedades rurais ao sistema, acumulando uma cobertura de 60,7% do território.
De um universo de 2,1 milhões de hectares cadastráveis no Estado, até o dia 30 de abril, data do último boletim divulgado pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), apenas 1,2 milhão havia sido inserido na plataforma.
O registro no CAR é obrigatório. No sistema os produtores devem declarar as informações ambientais de suas propriedades rurais. Os dados vão possibilitar o controle, monitoramento e planejamento ambiental no estado.
O registro no CAR é o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença ambiental para uso ou exploração dos recursos naturais das propriedades rurais. Além disso, Resolução do Banco Central determina que após o fim do prazo, só terão acesso a financiamentos bancários as propriedades rurais inscritas no CAR. Alguns frigoríficos também só compram gado da fazenda que tiver com o cadastro ambiental em dia.