Notícias

22/06/2018 16:21:04 -
SAÚDE
Senar-AL e Faeal levam programas de prevenção ao câncer para Capela

Com a finalidade de promover o combate o câncer do colo do útero e de próstata no meio rural, o Senar-AL e a Faeal realizam mais uma edição dos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, no próximo dia 06 de julho, no município de Capela.
Realizado em parceria com a prefeitura municipal e a Sociedade Brasileira de Urologia-AL, o dia de promoção à saúde contará com a realização de exames gratuitos, são eles: papanicolau (mulheres), PSA e de toque (homens).
Foram selecionadas para participar dos programas mulheres em idade sexualmente ativa e homens com mais de 40 anos. Os resultados são entregues no prazo de até 15 dias. Em caso do diagnóstico positivo, os pacientes passam a ser acompanhados pelo município. 
De acordo com as normas dos programas, todos os participantes residem na zona rural, sendo escolhidos por agentes municipais de saúde.
Além dos exames, os participantes também participam de palestras educativas, exames odontológicos e recebem ainda corte de cabelo gratuito. Enquanto os pais realizam os exames, os filhos participam de atividades recreativas.
Apanhado
Desde que foi criado pela CNA em 2009, o programa Saúde da Mulher atendeu até o ano passado quase nove mil mulheres em 49 municípios.
Já o programa Saúde do Homem, que foi criado pela Faeal/Senar-AL e que foi posteriormente multiplicado pela CNA em todo o Brasil, no período de 2011 até 2017, beneficiou um público de aproximadamente seis mil homens em 35 municípios.