Notícias

09/06/2010 11:05:44 -
SAÚDE NO CAMPO
Útero é Vida já realizou oito edições em Alagoas e mais de mil exames papanicolau

A Federação da Agricultura e pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Alagoas (Senar –AR/AL), realizou este ano – por intermédio do Programa Útero é Vida – 1.051 exames de prevenção do câncer do colo do útero, o papanicolau.

Criado pela presidente da CNA, em 2009, o programa tem o objetivo de atender exclusivamente mulheres que residem na zona rural dos municípios.

Este ano, a Faeal pretende levar o Útero é Vida a 15 municípios alagoanos. Já foram atendidos: Colônia de Leopoldina (152 exames); Tanque D’arca (122); Mata Grande (184); Palestina (184); Santa Luzia do Norte (165); Poço das Trincheiras (143); Minador do Negrão (171) e Senador Rui Palmeira (114). As ações foram realizadas no período de fevereiro a maio deste ano.

Na oportunidade, também foram realizados 648 atendimentos de beleza para as mulheres beneficiadas no programa, além de terem sido distribuídos 1.231 kits de beleza.

Além do trabalho preventivo, com a realização do exame papanicolau, as mulheres que foram assistidas pelo programa da CNA também participaram de palestras de conscientização. Nas oito edições do “Útero é Vida”, que foram realizadas até o mês de maio, foram ministradas 1.086 palestras com temas variados.

Segundo informou a coordenação pedagógica do Senar/AL, 653 crianças também foram beneficiadas com atividades de lazer e entretenimento realizadas por recreadores que participaram do Útero é Vida.

No total, também foram distribuídos 2.282 lanches nas oito edições do programa para as mulheres atendidas, criança e pessoal de apoio.

As atividades do programa “Útero é Vida” nos municípios são realizadas por uma equipe do Senar em parceria com médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Em cada localidade, a meta é atingir 150 atendimentos.

Durante o período das 8h às 17h, está prevista a promoção de uma série de atividades para as mulheres que participarem do programa.