Textos, notas e informativos distribuídos para a mídia


19/10/2003 - BCCOM

Expoagro 2003 vai reunir mais de 1,5 mil animais e 500 expositores
Expectativa dos organizadores é superar os números da edição anterior

A Expoagro 2003 (53a Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas) promete superar a edição anterior do evento. No ano passado, a exposição recebeu um público estimado em 100 mil pessoas e reuniu cerca 1,5 mil animais e mais de 400 expositores. Segundo os organizadores, a expectativa este ano, é que os números sejam de 10% a 20% maiores.

“ Estamos trabalhando para superar os resultados obtidos na edição anterior. A exemplo da Expoagro 2002, a exposição também terá um enfoque mais técnico e comercial”, enfatiza Álvaro Vasconcelos, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (Aca), organizadora do evento.

Com a infra-estrutura concluída e a programação já definida, a Expoagro 2003 começa este ano ainda mais cedo. O evento, realizado no parque José da Silva Nogueira (Pecuária), acontecerá de 31 de outubro a 9 de novembro, reunindo criadores de todo o País, gerando empregos e movimentando a economia alagoana.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 31 de outubro, às 18 h, com a realização de um desfile de animais. “No dia da abertura também vamos realizar, pela manhã, na Federação Agricultura, a primeira palestra da Expoagro, sobre o agronegócio do avestruz. Durante toda a exposição teremos várias outras palestras e cursos para os criadores”, reforçou Álvaro Vasconcelos.

Na programação da 53ª Expoagro, tem desde exposição de animais, torneios leiteiros, julgamentos, leilões, cursos, palestras, salão de máquinas e implementos agrícolas, vitrine do leite, multifeira, até espaço de arte.

Para este ano são esperados cerca de 500 expositores e mais de 1.500 animais – entre ovinos, caprinos, bovinos de leite e de corte, eqüinos e avestruzes. Durante o evento, os animais poderão ser visitados pelo público e até negociados diretamente com os criadores.

Shows vão movimentar a exposição

Como nem só de trabalho vive o homem, a Expoagro 2003 terá várias atividades de lazer para os expositores e o público. Além das barracas de bebidas e comidas, restaurantes, o evento vai apresentar diversas atrações musicais nos finais de semana.

A programação dos shows começa com as bandas de forró Calcinha Preta e Mulheres Perdidas, no dia da abertura oficial da exposição - 31 (sexta-feira). No sábado, 1º será a vez das bandas Exaltasamba e Noda de Caju.

Segundo os organizadores, os ingressos para as atrações do primeiro final de semana já estão sendo vendidos. O valor das entradas é de R$ 6,00 para estudantes e R$ 12,00 a inteira. “A compra da inteira para os shows do dia 31 dará direito a um CD da banda Calcinha Preta. As apresentações para os dias sete e oito, ainda estão sendo confirmadas”, informou Yuri Scala, organizador dos espetáculos.

No final de semana de encerramento da Expoagro 2003 também serão realizados shows. Mas as atrações só serão anunciadas no começo da próxima semana. Os shows, faz questão de informar o presidente da ACA, Álvaro Vasconcelos, não vão prejudicar o acesso dos criadores e do público ao evento. “Com organização e planejamento conseguimos encontrar uma forma de realizar ao mesmo tempo uma exposição técnica, voltada ao criador, e também uma grande festa popular”, disse.